A Figueira é uma planta mencionada várias vezes na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Ela é usada para representar prosperidade, paz e abundância. Além disso, a Figueira também é usada em várias parábolas de Jesus para transmitir ensinamentos importantes.
Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós.Juízes 9:10-11
Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?
Judá e Israel habitavam confiados, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.I Reis 4:25
Devastou-lhes os vinhedos e os figueirais e lhes quebrou as árvores dos seus limites.Salmos 105:33
Fez de minha vide uma assolação, destroçou a minha figueira, tirou-lhe a casca, que lançou por terra; os seus sarmentos se fizeram brancos.Joel 1:7
e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe:Mateus 21:19-21Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!
Jesus, porém, lhes respondeu:Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;
Mateus 24:32-35Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.Marcos 11:12-14
E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.
Então, lhe disse Jesus:Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.
Então, Jesus proferiu a seguinte parábola:Lucas 13:6-9Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.
Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus:João 1:48-50Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
Ao que Jesus lhe respondeu:Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás.