A Negação de Cristo é um tema muito presente na Bíblia, especialmente nos evangelhos, onde vemos a negação de Pedro. No entanto, a negação de Cristo vai além do episódio de Pedro, abrange a rejeição de Seus ensinamentos e a rejeição de Sua divindade. A Bíblia nos adverte sobre as consequências da negação de Cristo e nos encoraja a permanecer firmes na nossa fé, mesmo em face da perseguição e do sofrimento.
Replicou-lhe Jesus:Mateus 26:34-35Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu.Mateus 26:69-75
Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.
Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.
Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo.
Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera:Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.
Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais!Marcos 14:29-31
Respondeu-lhe Jesus:Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes.
Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos.
Estando Pedro embaixo no pátio, veio uma das criadas do sumo sacerdoteMarcos 14:66-72
e, vendo a Pedro, que se aquentava, fixou-o e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno.
Mas ele o negou, dizendo: Não o conheço, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. [E o galo cantou.]
E a criada, vendo-o, tornou a dizer aos circunstantes: Este é um deles.
Mas ele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também tu és galileu.
Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais!
E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera:Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar.
Mas Jesus lhe disse:Lucas 22:34Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.Lucas 22:54-62
E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.
Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.
Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.
Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.
E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu.
Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera:Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.
Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.
Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus:João 13:36-38Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.
Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida.
Respondeu Jesus:Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.
Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. Sendo este discípulo conhecido do sumo sacerdote, entrou para o pátio deste com Jesus.João 18:15-18
Pedro, porém, ficou de fora, junto à porta. Saindo, pois, o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, falou com a encarregada da porta e levou a Pedro para dentro.
Então, a criada, encarregada da porta, perguntou a Pedro: Não és tu também um dos discípulos deste homem? Não sou, respondeu ele.
Ora, os servos e os guardas estavam ali, tendo acendido um braseiro, por causa do frio, e aquentavam-se. Pedro estava no meio deles, aquentando-se também.
Lá estava Simão Pedro, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: És tu, porventura, um dos discípulos dele? Ele negou e disse: Não sou.João 18:25-27
Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: Não te vi eu no jardim com ele?
De novo, Pedro o negou, e, no mesmo instante, cantou o galo.
se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;II Timóteo 2:12-13
se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.I João 2:22-23
Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.
Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;I João 4:2-3
e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo.II João 1:7
Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.Judas 1:4