Em muitas passagens da Bíblia, Jesus se refere a si mesmo como o Pão da Vida. Este é um tema central do cristianismo, destacando a necessidade de nos alimentarmos espiritualmente com a palavra de Deus. O Pão da Vida é uma metáfora que Jesus usa para nos ajudar a entender quem Ele é e o que Ele oferece. Ao se referir a si mesmo como o Pão da Vida, Jesus está dizendo que Ele é essencial para a vida, assim como o pão físico é essencial para o corpo físico.
Declarou-lhes, pois, Jesus:João 6:35Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
João 6:48Eu sou o pão da vida.
João 6:51Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
João 6:33Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
João 6:50Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.
Jesus, porém, respondeu:Mateus 4:4Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Mas Jesus lhe respondeu:Lucas 4:4Está escrito: Não só de pão viverá o homem.
Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.Deuteronômio 8:3
Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?I Coríntios 10:16
Replicou-lhes Jesus:João 6:32Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.
João 6:58Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.
Respondeu-lhes Jesus:João 6:53-57Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.