O perdão é uma prática fundamental para a vida cristã. É um ato de amor e misericórdia que reflete o próprio coração de Deus. A Bíblia está cheia de versículos que falam sobre o perdão, tanto o perdão de Deus para conosco quanto o nosso perdão para com os outros. O perdão é uma demonstração de amor e um passo essencial para a cura e a reconciliação. É um ato que libera a nós e aos outros da prisão do ressentimento e da amargura. Através do perdão, podemos experimentar a paz e a alegria que vêm de um relacionamento restaurado com Deus e com os outros.
Mateus 6:14-15Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
Marcos 11:25E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
Lucas 17:3-4Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.Efésios 4:31-32
Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;Colossenses 3:13
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.I João 1:9
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,Atos 3:19
Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?Mateus 18:21-22
Respondeu-lhe Jesus:Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Ora, se alguém causou tristeza, não o fez apenas a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em parte a todos vós;II Coríntios 2:5-8
basta-lhe a punição pela maioria.
De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza.
Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.
Contudo, Jesus dizia:Lucas 23:34Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.