A resolução de conflitos é uma parte importante da vida cristã. A Bíblia nos oferece muita sabedoria sobre como lidar com conflitos de maneira saudável e construtiva. Aqui estão alguns versículos que nos ajudam a entender melhor como devemos resolver conflitos e manter a paz em nossas relações.
Mateus 5:9![]()
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 18:15-17![]()
Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Provérbios 15:18O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta.
Efésios 4:26-27Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
nem deis lugar ao diabo.
Tiago 1:19Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Provérbios 16:32Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.
Romanos 12:18se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
Colossenses 3:13Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
Tiago 4:1-2De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;
Provérbios 17:14Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.