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Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Elias

Elias
Antigo Testamento
Reinos Divididos & Exílio

Informações Básicas

Início do Chamado Reinado de Acabe (c. 874-853 a.C.)
Período Histórico Séc. IX a.C. (Reinado de Acabe, Acazias de Israel)
Local de Nascimento Tisbe em Gileade (Local incerto)
Local da Morte Arrebatado perto do Rio Jordão/Jericó
Profeta israelita de Tisbé, Elias confrontou corajosamente o culto a Baal durante o reinado de Acabe e Jezabel no Reino do Norte. Conhecido por milagres como anunciar uma seca, ser sustentado por corvos e pela viúva de Sarepta, e invocar fogo do céu no Monte Carmelo. Após um período de desânimo e um encontro com Deus em Horebe, foi arrebatado aos céus em um redemoinho.
O Profeta Zeloso do Fogo e do Sussurro Divino
Elias, o Tisbita

Biografia

Elias, o Tisbita, natural de Gileade, surge abruptamente na história de Israel durante o reinado de Acabe e sua esposa fenícia Jezabel, um período marcado pela intensa promoção do culto a Baal no Reino do Norte (1 Reis 17:1). Sua primeira ação registrada é anunciar a Acabe uma severa seca sobre a terra, que duraria anos, como juízo divino pela idolatria.

Durante a seca, Deus sustentou Elias milagrosamente: primeiro junto ao ribeiro de Querite, onde corvos lhe traziam comida, e depois em Sarepta, uma cidade fenícia, na casa de uma viúva pobre. Ali, Elias realizou milagres, multiplicando a farinha e o azeite da viúva para que não acabassem, e posteriormente ressuscitou o filho dela quando este adoeceu e morreu (1 Reis 17).

Após três anos e meio de seca (cf. Lucas 4:25, Tiago 5:17), Elias confrontou Acabe e desafiou os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá para uma prova decisiva no Monte Carmelo. Diante de todo o povo, propôs que cada lado preparasse um sacrifício, e o deus que respondesse com fogo do céu seria reconhecido como o verdadeiro Deus. Os profetas de Baal clamaram e se retalharam em vão. Elias, então, reconstruiu o altar do Senhor, preparou seu sacrifício, encharcou-o com água e orou fervorosamente. Fogo desceu do céu, consumindo o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e a água. O povo, maravilhado, reconheceu YHWH como Deus, e Elias ordenou a execução dos profetas de Baal no ribeiro Quisom. Em seguida, Elias orou intensamente pela chuva, que retornou abundantemente (1 Reis 18).

Apesar da vitória retumbante, a rainha Jezabel ameaçou Elias de morte, fazendo-o fugir para o deserto. Exausto e desanimado, sentou-se debaixo de um zimbro e pediu a morte a Deus ("Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma..."). Um anjo, porém, o fortaleceu com comida e bebida, permitindo-lhe viajar por 40 dias e 40 noites até o Monte Horebe (Sinai), o monte de Deus (1 Reis 19:1-8).

Em Horebe, Elias teve um encontro profundo com Deus. Deus se manifestou não no vento forte, no terremoto ou no fogo, mas numa "voz mansa e delicada" (ou "som de um suave silêncio"). Elias expressou sua queixa de solidão e zelo por Deus, e Deus o reorientou, comissionando-o a ungir Hazael como rei da Síria, Jeú como rei de Israel, e Eliseu como seu próprio sucessor profético, revelando também que havia preservado 7.000 fiéis em Israel que não se dobraram a Baal (1 Reis 19:9-18).

Elias encontrou Eliseu e o chamou para ser seu discípulo, lançando seu manto sobre ele (1 Reis 19:19-21). Mais tarde, confrontou Acabe e Jezabel pelo assassinato de Nabote e o roubo de sua vinha, profetizando o fim violento de ambos (1 Reis 21). Também confrontou o rei Acazias por consultar um deus pagão (Baal-Zebube) e anunciou sua morte, consumindo com fogo do céu os soldados enviados para prendê-lo (2 Reis 1).

O fim do ministério terreno de Elias foi tão dramático quanto seu início. Enquanto caminhava com Eliseu, após cruzarem o Rio Jordão em seco, "eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho" (2 Reis 2:11). Ele não experimentou a morte física. Eliseu recebeu seu manto e uma porção dobrada de seu espírito, continuando seu ministério profético. Elias permaneceu uma figura lendária, com a profecia de Malaquias (4:5-6) prometendo seu retorno antes do grande Dia do Senhor, uma expectativa que o Novo Testamento aplica a João Batista e que viu um cumprimento simbólico na Transfiguração de Jesus, onde Elias apareceu ao lado de Moisés.

Significado do Nome

Significado
Meu Deus é YHWH / YHWH é Deus
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Hebraico
Nome Original
Hebraico: Eliyyahu (אֵלִיָּהוּ) / Eliyyah (אֵלִיָּה)

Títulos

Profeta do SENHOR Homem de Deus Tisbita

Família

Pai
Não nomeado
Mãe
Não nomeada
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Tisbita, dos moradores de Gileade (região a leste do Jordão).
Linhagem
Israelita Tisbita de Gileade

Ministério e Morte

Papel Principal
Profeta
Papéis Secundários
Realizador de Milagres Confrontador de Idolatria Restaurador da Aliança Mentor
Ocupação
Profeta
Causa da Morte
Arrebatado aos céus em redemoinho por carros de fogo (2 Rs 2:11)

Profecias

Anunciou seca e chuva. Profetizou a morte de Acabe, Jezabel e Acazias. Profetizou sobre Hazael (rei da Síria) e Jeú (rei de Israel). Malaquias 4:5-6 profetiza seu retorno.

Milagres

Controle da chuva, sustentado por corvos, multiplicação de farinha/azeite, ressurreição do filho da viúva, fogo do céu no Carmelo, alimentado por anjo, abertura do Jordão, arrebatamento, fogo sobre soldados.

Citações Memoráveis

"Vive o SENHOR... não haverá orvalho nem chuva..." (1Rs 17:1). "Até quando coxeareis entre dois pensamentos?..." (1Rs 18:21). "Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma..." (1Rs 19:4). "Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR..." (1Rs 19:10, 14).

Eventos Principais

Anúncio da seca, Sustento em Querite/Sarepta, Confronto no Carmelo, Fuga/Encontro em Horebe, Chamado de Eliseu, Vinha de Nabote, Confronto com Acazias, Arrebatamento.

Territórios e Jornadas

Israel (Reino Norte - Samaria, Carmelo, Jezreel) Gileade Sarepta (Fenícia) Monte Horebe (Sinai) Região de Damasco (Síria)

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma direta. Contexto do séc IX a.C. em Israel (dinastia Omrida, Samaria, Jezreel, influência fenícia/Baal) confirmado por arqueologia e inscrições (Estela de Mesa, Monólito de Curque).
Registros Históricos
Rei Acabe mencionado em fontes assírias (Monólito de Curque). Culto a Baal bem documentado em fontes ugaríticas/fenícias.
Nível de Confiabilidade Histórica
alto

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