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Enciclopédia de Personagens Bíblicos

Jó
Antigo Testamento
Patriarcal

Informações Básicas

Início do Chamado Período de prosperidade e integridade
Período Histórico Incerto (Possivelmente Era Patriarcal, c. 2000 a.C.?)
Local de Nascimento Terra de Uz (Local incerto: Edom? Arábia? Síria?)
Local da Morte Terra de Uz
Homem rico e justo da terra de Uz, Jó foi submetido a testes severos por Satanás, com permissão divina, perdendo seus filhos, bens e saúde. Em diálogo com seus amigos (que o acusavam de pecado oculto) e com Deus, Jó lutou com questões de sofrimento e justiça divina, mantendo sua integridade fundamental. Ao final, após um encontro com Deus que revelou Sua soberania, teve suas fortunas restauradas em dobro e viveu uma longa vida.
O Homem Íntegro que Sofreu, Questionou Deus e Perseverou na Fé

Biografia

O Livro de Jó apresenta Jó como um homem "íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal", vivendo na terra de Uz (localização incerta, talvez Edom ou Arábia). Ele era extremamente rico em gado e servos, e abençoado com sete filhos e três filhas, sendo considerado "o maior de todos os do Oriente" (Jó 1:1-3).

O prólogo do livro descreve uma cena no conselho celestial onde Satanás (o Acusador) desafia a integridade de Jó perante Deus, argumentando que Jó só era fiel por causa das bênçãos recebidas. Deus permite que Satanás teste Jó, mas com limites. Na primeira prova, Jó perde todo o seu gado, servos e seus dez filhos em calamidades súbitas (Jó 1:13-19). Sua reação inicial é de profundo luto, mas também de adoração: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR." Ele não pecou nem culpou a Deus (Jó 1:20-22).

Numa segunda cena celestial, Satanás argumenta que Jó só manteria a integridade se sua própria saúde fosse atingida. Deus permite o teste novamente, poupando apenas a vida de Jó (Jó 2:1-6). Jó é então afligido com chagas malignas dolorosas da cabeça aos pés. Sua esposa o incita a amaldiçoar Deus e morrer, mas ele a repreende: "Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?" (Jó 2:7-10).

Três amigos de Jó – Elifaz, o Temanita, Bildade, o Suíta, e Zofar, o Naamatita – vêm para consolá-lo. Ao verem seu estado, ficam em silêncio por sete dias (Jó 2:11-13). A maior parte do livro (Jó 3-37) consiste nos ciclos de discursos poéticos entre Jó e seus amigos. Os amigos, baseados na teologia tradicional da retribuição (Deus sempre abençoa o justo e pune o ímpio), insistem que o sofrimento extremo de Jó deve ser resultado de algum pecado oculto e o exortam a se arrepender. Jó, por sua vez, defende veementemente sua integridade, lamenta sua condição, questiona a justiça de Deus em permitir que um inocente sofra tanto, e expressa um desejo profundo por uma audiência ou um mediador com Deus. Ele luta com a aparente ausência e silêncio de Deus, mas em momentos de clareza, afirma sua esperança final em um Redentor (Jó 19:25-27).

Após os discursos dos três amigos, um homem mais jovem, Eliú, intervém (Jó 32-37), repreendendo tanto Jó quanto seus amigos. Ele argumenta que o sofrimento pode ter propósitos disciplinares ou reveladores da grandeza de Deus, e não ser apenas punitivo.

Finalmente, Deus responde a Jó, não diretamente às suas perguntas sobre o porquê do sofrimento, mas de dentro de um redemoinho (Jó 38-41). Deus confronta Jó com uma série de perguntas sobre a vastidão, complexidade e mistério da criação (fenômenos naturais, animais exóticos como o Beemote e o Leviatã), destacando a sabedoria e o poder soberano de Deus em contraste com a compreensão limitada de Jó. O objetivo não é explicar o sofrimento, mas revelar o próprio Deus a Jó em Sua majestade.

Diante dessa revelação, Jó se humilha e se arrepende de sua presunção em questionar Deus: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:5-6). No epílogo (Jó 42:7-17), Deus repreende Elifaz, Bildade e Zofar por não terem falado corretamente sobre Ele, como Jó fizera (apesar de suas queixas). Eles são instruídos a oferecer sacrifícios, e Jó ora por eles. Deus então restaura a sorte de Jó, dando-lhe o dobro de tudo o que possuía antes. Ele tem outros sete filhos e três filhas (notáveis por sua beleza e por receberem herança). Jó vive mais 140 anos, vendo até a quarta geração de seus descendentes, e morre "velho e farto de dias". Sua história é um testemunho profundo sobre fé, sofrimento, a soberania de Deus e a perseverança.

Significado do Nome

Significado
Significado incerto (Possivelmente "Perseguido", "Odiado"?)
Idiomas Originais

Línguas em que o nome do personagem é encontrado nas escrituras originais:

Hebraico (arcaico?) ou outra língua semítica antiga?
Nome Original
Hebraico: 'Iyyov (אִיּוֹב)

Títulos

Íntegro e reto, temente a Deus, desviava-se do mal (Jó 1:1)

Família

Pai
Não nomeado
Mãe
Não nomeada
Cônjuges
Esposa não nomeada
Filhos
Sete filhos e três filhas (mortos); Depois: Sete filhos e três filhas (Jemima, Quezia, Querém-Hapuque)
Outros Parentescos
Nenhum mencionado
Família Estendida
Homem rico e chefe de uma grande família na terra de Uz.
Linhagem
Não Israelita da Terra de Uz

Ministério e Morte

Papéis Secundários
Patriarca Sábio Temente a Deus
Ocupação
Rico Proprietário de Terras e Gado
Causa da Morte
Velhice (Jó 42:16-17)

Profecias

Suas palavras em Jó 19:25-27 ("Eu sei que o meu Redentor vive...") são vistas como uma expressão de fé com implicações proféticas sobre vindicação e ressurreição.

Milagres

Teste sobrenatural iniciado por Satanás com permissão divina. Teofania de Deus falando do redemoinho. Restauração divina da saúde e dos bens em dobro.

Citações Memoráveis

"Nu saí... nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR." (Jó 1:21). "Recebemos o bem... não receberíamos também o mal?" (Jó 2:10). "Eu sei que o meu Redentor vive..." (Jó 19:25). "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo..." (Jó 42:5-6).

Eventos Principais

Vida íntegra e próspera. Teste permitido por Deus (desafio de Satanás). Perda devastadora de bens e filhos. Acometido por doença dolorosa (chagas). Visita e longos debates com três amigos (Elifaz, Bildade, Zofar). Discursos de Eliú. Diálogo com Deus (resposta do redemoinho). Arrependimento e submissão de Jó. Repreensão dos amigos por Deus. Restauração em dobro dos bens, novos filhos e longa vida.

Territórios e Jornadas

Terra de Uz

Arqueologia e Referências Extra-Bíblicas

Evidências Arqueológicas
Nenhuma evidência arqueológica direta de Jó ou da Terra de Uz. O livro é primariamente literatura de sabedoria com um cenário patriarcal antigo.
Registros Históricos
Nenhum registro histórico extra-bíblico. Existem paralelos temáticos sobre o sofrimento do justo em outras literaturas do Antigo Oriente Próximo (ex: "Ludlul bēl nēmeqi" Babilônico), mas a abordagem teológica do Livro de Jó é única.
Nível de Confiabilidade Histórica
medio

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